Português

Apresentação

O Departamento de Economia Agrícola (DEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 1971, vem oferecendo o curso de Mestrado Acadêmico em Economia Rural (MAER). Ao longo desses anos de existência, o MAER formou mais de 300 mestres, com visão crítica e capacidade analítica para tratar das questões de relevância política para a economia e o desenvolvimento rural sustentável. Muitos dos Mestres formados no MAER deram continuidade à sua formação em nível de Doutorado em universidades nacionais e estrangeiras, e outros têm assumido posições em instituições de ensino superior e em empresas públicas e privadas no setor agropecuário.

O MAER tem a tradição de atuar fortemente em projetos de pesquisa no âmbito estadual, nacional e internacional. No âmbito estadual, seus professores têm sido contemplados com financiamentos pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (FUNCAP) e participado de programas estaduais financiados pelo Banco Mundial e outras agências internacionais. No âmbito nacional, os professores do curso têm sido agraciados com financiamento de pesquisas e bolsas de produtividade de pesquisa pelo CNPq. No âmbito internacional, os docentes também têm participado de projetos de pesquisa abordando temáticas regionais, com destaque para os projetos WAVES, GIWA, ARIZONA, PCPR, PROÁFRICA, e Top China do Banco Santander. O MAER ainda mantém programas de cooperação técnico-científica com a Universidade de Agricultura do Paquistão, State University of Oregon (USA), Florida Agricultural and Mechanical University (FAMU) e University of West of Florida (UWF).

O MAER faz parte da Área de Conhecimento de Economia da CAPES, sendo Economia Rural sua área de concentração e possuindo três linhas de pesquisa: Economia Aplicada ao Agronegócio; Economia de Recursos Naturais e Política Ambiental; e Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável.

O MAER tem como compromisso o aprofundamento das teorias e métodos de análise econômica aplicada aos problemas relacionados com a economia e o desenvolvimento rural sustentável, enfatizando as abordagens quantitativas e o rigor teórico e metodológico. O MAER também tem tido participação na construção do conhecimento interdisciplinar, principalmente aqueles relacionados aos dilemas que envolvem o desenvolvimento e o meio ambiente. Essa participação é feita através da atuação de alguns professores no Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), em nível de Mestrado e Doutorado.

Com sua trajetória de 47 anos de existência, o MAER trabalhou no ano de 2018 na proposta de abertura do nível de Doutorado, o qual, após tramitação e aprovação na UFC foi aprovado também pela CAPES, com nota 4, para ter seu primeiro ingresso em fevereiro de 2019. Com isso, a UFC passa a oferecer o primeiro curso de Doutorado em Economia Rural do Brasil, e o MAER foi transformado em Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER).

Coordenador

Prof. Dr. EDWARD MARTINS COSTA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0194745511728002
Fone: (85) 3366.9716
E-mail: edwardcosta@ufc.br

Vice-Coordenador

Prof. Dr FILIPE AUGUSTO XAVIER LIMA
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6333811948672580
Fone: (85) 3366.9716
E-mail: filipeaxlima@yahoo.com.br

Secretária de Pós Graduação

CARLENE MATIAS MIRANDA
Fone: (85) 3366.9716
E-mail: econrura@ufc.br

Representantes Docentes

Prof. Dr. AHMAD SAEED KHAN
Prof. Dr. JOSÉ DE JESUS SOUSA LEMOS

Representante Discente

CICERO FRANCISCO DE LIMA
MARIANA DE ABREU MARTINS