Informe sobre defesa de Mestrado em Economia Rural

Data de publicação: 16 de janeiro de 2020. Categoria: Notícias

Banca de DEFESA DE MESTRADO:
DISCENTE: WINNIE MOREIRA ALBUQUERQUE

DATA: 22/01/2020

LOCAL: Departamento de Economia Agrícola

TÍTULO: Análise espacial de produtividade agrícola aplicada ao Nordeste e aos municípios do Ceará.

RESUMO:
A presente pesquisa propõe uma análise da produtividade agrícola para as microrregiões geográficas do Nordeste brasileiro e os municípios do Estado do Ceará no período de 1996 a 2017, caracterizado como de mais baixa produtividade agrícola da região, com a aplicação de métodos de análise espacial e econometria espacial. Nesta perspectiva, da aplicação de métodos de econometria espacial, testa-se a hipótese de convergência para produtividade agrícola dos municípios cearenses. A hipótese de convergência possui um significado relevante para a teoria do crescimento e desenvolvimento econômico, a qual caracteriza um processo em que, inicialmente, valores de certa variável são desiguais entre países, estados ou regiões, mas essa desigualdade se reduz ao longo do tempo. Tal análise identifica se há evidências para a existência de β-convergências absoluta e condicional da produtividade agrícola, controlando-se explicitamente para efeitos espaciais por subperíodos. Para tanto, conduziu-se preliminarmente uma análise exploratória de dados espaciais, que detectou a presença de autocorrelação espacial para a produtividade agrícola total. Em etapa posterior, modelos econométricos espaciais foram aplicados para a análise da convergência. Os resultados empíricos dão suporte à presença de β-convergência absoluta e de β-convergência condicional entre as microrregiões no Nordeste e os municípios do estado do Ceará.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – ROBÉRIO TELMO CAMPOS