Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Economia Rural

Área do conteúdo

2019


DISCENTE: DOMINGOS ISAIAS MAIA AMORIM

DATA: 18/12/2019

HORA: 14:00

LOCAL: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA AGRÍCOLA – SALA 01

TÍTULO:

Ensaios sobre desemprego involuntário, seguro desemprego e salário de reinserção no Brasil urbano e rural

PALAVRAS-CHAVES:

Mercado de trabalho. Desemprego involuntário. Logit.Seguro desemprego. Salário de reinserção. Regressão com Descontinuidade.

 

 

PÁGINAS: 63

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:

A presente dissertação é composta por dois ensaios que exploram questões sobre o Desemprego involuntário, seguro desemprego e salário de reinserção no Brasil urbano e rural. O primeiro ensaio, intitulado “Condicionantes do desemprego involuntário no Brasil”, aborda o desemprego que é um tema que tem sido abordado amplamente na literatura pela ótica macroeconomia, porém, pela ótica microeconomia a literatura ainda é bastante jovem, observa-se que existem poucos trabalhos relacionados à desemprego involuntário por essa vertente. Desse modo, o objetivo deste primeiro ensaio é estudar os condicionantes do desemprego involuntário no Brasil e investigar a existência de uma possível discriminação dentro do mercado. Para atingir esse objetivo, encontrar os condicionantes microeconômicos que influenciam para o desemprego involuntário, utilizou-se um modelo Logit, elegido a partir de alguns testes de seleção aplicando em dados extraídos dos microdados da PNAD 2015. Dentre os principais resultados, constatou-se que homens mais jovens, moradores de zona rural, e que possuem maior grau de instrução, tentem a estar menos na condição de desemprego involuntário. Por outro lado, analisando os efeitos marginais das variáveis raça e estado civil confirmam os padrões observados na literatura, onde, indivíduos não brancos e/ou solteiros sofrem maior probabilidade de desemprego do que os brancos, o que sugere uma discriminação racial nas práticas de contratação dos empregadores. O segundo ensaio, “Salário de reinserção no mercado de trabalho brasileiro a partir do Programa Seguro-Desemprego”, fornece novas estimativas do efeito do Programa Seguro-Desemprego brasileiro desagregando-o em área urbana e rural, usando dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre indivíduos no ano de 2015, aplicando para a análise empírica o método de Regressão Descontínua, adicionada de covariadas e balanceada por entropia. O objetivo é averiguar se existe efeito do benefício no salário de reinserção e se ele possui relação positiva, partindo dos referenciais teóricos da Teoria do Capital Humano e da Oferta de trabalho. Dentre os principais resultados encontrados, o programa não exerce nenhuma alteração significante no salário de reinserção, excerto para o meio rural. Constatou-se ainda que, os homens recebem um salário de reinserção menor que as mulheres e que a região Nordeste é detentora dos melhores salários de reinserção.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – FRANCISCO JOSE SILVA TABOSA
Interno – JAIR ANDRADE DE ARAUJO
Externo à Instituição – NICOLINO TROMPIERI NETO – IPECE


 

DISCENTE: CINTHIA BRITO DA SILVA

DATA: 25/06/2019

HORA: 14:00

LOCAL: Departamento de Economia Agrícola

TÍTULO: Desemprego severo no Brasil: uma análise da relação do Programa Bolsa Família no desemprego rural e urbano

PALAVRAS-CHAVES:

Desemprego Severo. Programa Bolsa Família. Área rural e urbana.

MEMBROS DA BANCA:

Presidente – PROF. ELANO FERREIRA ARRUDA

Interno – PROF. EDWARD MARTINS COSTA

Externo à Instituição- PROF. THIBERIO MOTA DA SILVA – UFPI


DISCENTE: LUCAS DAVID RIBEIRO REIS
DATA: 21/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de vídeo conferência do Centro de Ciências Agrárias
TÍTULO:
ENSAIOS SOBRE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA AGROPECUÁRIA: AMÉRICA LATINA E NORDESTE DO BRASIL

PALAVRAS-CHAVES:
América Latina. Região Nordeste. Setor Primário. Produtividade. Malmquist. SFA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia

RESUMO:
Este trabalho é composto de dois artigos tratando sobre a questão da produtividade e eficiência da agropecuária. No primeiro artigo tratou-se de estudar a eficiência técnica e a produtividade total dos fatores da agropecuária dos países da América Latina e do Caribe. Para tanto, utilizaram-se a abordagem de fronteira estocástica de produção e o índice de produtividade de Malmquist. Os dados de valor da produção e a quantidade de insumos agrícolas abrangeram os anos de 1991 a 2012. Os resultados mostraram que todos os países apresentaram ineficiência técnica de produção agropecuária ao longo do período. As variáveis que explicaram significativamente a ineficiência da produção agrícola foram o crédito e o consumo de energia na agricultura, o que representou uma inovação nessa temática. O índice de produtividade de Malmquist mostrou que houve ganhos de produtividade total dos fatores, os quais foram atribuídos à variação da eficiência técnica de produção. Já o segundo artigo teve como foco avaliar e comparar a eficiência do setor agropecuária dos estados nordestinos no intuito de capturar diferenças na produtividade dos fatores de produção agrícola. Para isto, dados extraídos do Censo Agropecuário dos anos 1996 e 2006 foram utilizados para construir um painel de dados da produção agropecuária a nível municipal. As análises de eficiência da produção agropecuária foram feitas com base nas análises de fronteira estocástica e meta-fronteira. Os resultados revelaram que a agropecuária apresentou ineficiência técnica em todos os estados, os quais diferiram quanto ao nível tecnológico, o que justificou a realização da estimativa da função de meta-fronteira. Embora com baixos níveis, Bahia, Pernambuco e Maranhão foram os estados com os maiores índices de eficiência técnica.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – ROGERIO CESAR PEREIRA DE ARAUJO
Interno  – JAIR ANDRADE DE ARAUJO
Externo à Instituição – JOÃO RICARDO FERREIRA DE LIMA – UFV


DISCENTE: MARCOS PAULO MESQUITA DA CRUZ
DATA: 26/02/2019
HORA: 15:30
LOCAL: Departamento de Economia Agrícola
TÍTULO:
Composição entre atividades agrícolas e não-agrícolas no meio rural brasileiro: efeitos Sobre os diferenciais de rendimentos e sobre a segurança alimentar.

PALAVRAS-CHAVES:
Atividades Não Agrícolas e Agrícolas. Rendimentos. Meio Rural. Desenvolvimento. Segurança Alimentar.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:
A presente dissertação é composta por dois capítulos. No primeiro capítulo, a discussão é desenvolvida no ambiente das últimas décadas, pois o meio rural passou por várias transformações das quais se destaca a adoção de outras atividades econômicas, diferentes das agropecuárias. Essas atividades, denominadas como “não agrícolas”, proporcionaram fonte de rendimentos alternativa para os que vivem e trabalham no campo, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do Brasil. Assim, objetiva-se estimar os diferenciais de rendimentos entre as atividades agrícolas e não agrícolas no meio rural do País. Na metodologia, os dados utilizados são provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2015 e os modelos usados foram Blinder-Oaxaca e RIF Regression. Constata-se que as atividades não agrícolas geram rendimentos maiores quando comparadas com as agrícolas. De todas as variáveis utilizadas na amostra, a escolaridade é a que explica melhor o fato de as atividades não agrícolas auferirem rendimentos superiores as agrícolas. Por fim, comprova-se a importância das atividades não agrícolas para o desenvolvimento do meio rural brasileiro. Já no segundo capítulo, o debate é organizado a partir de que o crescimento das ocupações não-agrícolas é um dos fenômenos que podem ser destacados entre as transformações recentes no meio rural brasileiro. Visando compreender uma das implicações deste crescimento, este artigo examina o impacto das ocupações não-agrícolas sobre a condição de segurança alimentar em domicílios rurais brasileiros. Para isso, emprega-se os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (2013) e o modelo de Propensity Score Matching (PSM) com os métodos Kernel e Nearest Neighbor (NN). Constata-se que as atividades não agrícolas não contribuem para a condição de segurança alimentar e o método Kernel apresentou a melhor qualidade de pareamento. No geral, os resultados refletem que a atividade não-agrícola não corroboram para a minimização da insegurança alimentar, apesar desta atividade possui maiores rendimentos.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – ROBERIO TELMO CAMPOS
Interno – VITOR HUGO MIRO COUTO SILVA
Externo à Instituição – ALEXSANDRE LIRA CAVALCANTE – IPECE


DISCENTE: DEUSIMAR LIRA CAVALCANTE FILHO
DATA: 27/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Economia Agrícola
TÍTULO:
Dependência espacial da produtividade agrícola do feijão nos municípios cearenses nos anos de 2008 a 2016.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:
Em 2016, o estado do Ceará tinha a maior área plantada de feijão do País com participação de 13,0%, a nona posição em quantidade produzida com apenas 2,2% de participação nacional nessa cultura e a vigésima terceira em produtividade. Importante evidenciar, que a grande maioria dos municípios cearenses está inserida no território do semiárido, que se constitui em uma região caracterizada ambientalmente por possuir solos rasos com presença de rochas cristalinas, altas temperaturas, variabilidade espacial e temporal das chuvas e elevada deficiência hídrica, apresentando recorrentes secas. A presente dissertação tem como objetivo central identificar a existência ou não de dependência espacial da produtividade agrícola do feijão cearense nos anos de 2008 a 2016. Apresentam-se como objetivos específicos identificar a existência de dependência global e local univariada dessa cultura, e também sua dependência espaço temporal nos municípios cearenses ao longo dos anos, além de verificar a existência de padrões de dependência locais da produtividade agrícola do feijão em relação a quatro variáveis climáticas selecionadas. Para alcançar esses objetivos foi feito uso da técnica conhecida como análise exploratória de dados espaciais (AEDE) com base nos dados da Pesquisa Agrícola Municipal disponibilizada pelo IBGE e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os principais resultados apontam para a presença de dependência espacial nessa cultura em todos os anos. Todavia, a força da associação linear identificada reduziu-se no período afetando diretamente os quatro tipos de padrões espaciais locais, mais conhecidos como clusters espaciais, cujo fator principal determinante pode ser os anos de chuvas abaixo da média. Além disso, foi possível observar vários deslocamentos dos quatro tipos de clusters espaciais no território do estado do Ceará com diferentes mudanças na sua composição em termos de municípios, mas mantendo recorrente o padrão de dependência espacial em algumas regiões. No tocante a defasagem temporal, os resultados indicam a presença de dependência espaço temporal na produtividade agrícola do feijão cearense em todos os anos, cujo padrão espaço temporal local predominante foi do tipo Baixo-Baixo (BB), revelando uma característica persistente de baixa produtividade do feijão na grande maioria dos municípios cearenses concentrando-se principalmente nas regiões do Sertão dos Crateús, Litoral Norte, Sertão de Sobral, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Canindé e Litoral Oeste/Vale do Curu. Por fim, em relação as variáveis climáticas, os principais resultados apontam para a presença de dependência espacial da produtividade agrícola do feijão em relação a todas elas em quase todos os anos, com mudança do sinal e da força da autocorrelação diferindo entre anos acima e abaixo da média de chuvas. Foi observado também mudanças na frequência dos vários tipos de clusters espaciais com destaque para o cluster tipo Baixo-Baixo (BB), revelando a baixa produtividade dessa cultura no estado em torno dos municípios com as piores condições climatológicas, acompanhado de vários deslocamentos espaciais dentro do território do estado do Ceará, apontando em cada ano, as regiões mais afetadas por questões climáticas. Em suma, na produtividade agrícola do feijão foi identificado dependência espacial global tanto para o caso univariado quanto nos casos bivariado no tempo e bivariado com variáveis climáticas para quase todos os anos. Apesar disso, foi identificado diferentes tipos de associações espaciais locais para todos os casos analisados com nítidas alterações nesse padrão entre as diferentes regiões de planejamento cearense ao longo do tempo, com predominância do padrão que reflete a baixa produtividade dessa cultura no estado do Ceará.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição – CLEYBER NASCIMENTO DE MEDEIROS – IPECE
Interno – EDWARD MARTINS COSTA
Presidente – KILMER COELHO CAMPOS
Interno – VITOR HUGO MIRO COUTO SILVA


DISCENTE: MARIA HOSANA PINTO MOREIRA

DATA: 28/02/2019

HORA: 09:00

LOCAL: Sala de videoconferência do Centro de Ciências Agrárias

TÍTULO:Ensaios em econometria aplicada à segurança alimentar

PALAVRAS-CHAVES:Insegurança alimentar.Programa Bolsa Família. Logit ordenado. Propensity Score Matching.

 

PÁGINAS: 73

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:

Esta dissertação é composta por dois capítulos, onde o primeiro aborda o problema da insegurança alimentar. O objetivo central é analisar a situação de insegurança alimentar, mensurada pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar – EBIA, e avaliar a significância de um conjunto de características socioeconômicas associado a ocorrência desta. A análise emprega dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD e avalia a incidência de insegurança alimentar nos domicílios de zonas rurais de todo o território nacional. Aplicando um modelo logit ordenado, estima-se as probabilidades de domicílios estarem em um dos quatro níveis de segurança alimentar da EBIA. Assim como a literatura aponta, a análise permitiu verificar que a renda domiciliar per capita é o principal determinante da situação de segurança alimentar. A análise para os anos de 2004, 2009 e 2013 mostra a redução da insegurança alimentar ao longo da década considerada para os domicílios rurais. O segundo capítulo tem por objetivo central avaliar se Programa Bolsa Família é capaz de influenciar a segurança alimentar dos domicílios brasileiros. Como esse estudo também se utilizada a PNAD para o ano de 2013 e por esta ser uma base de dados autoreportada os resultados obtidos tratam, portanto, da percepção da própria família sobre seu estado alimentar e nutricional. Para atingir o objetivo proposto, utiliza-se a técnica de propensity score matching para lidar com o problema de seleção não-aleatória do programa. Os resultados encontrados mostram diferenças significativas ao se utilizar de recortes entre regiões rurais e urbanas. Já na amostra sem o recorte por área, o PBF não apresenta efeitos estatisticamente significantes sobre nenhum nível de insegurança alimentar. Nas áreas urbanas, quando considerado o efeito do PBF sobre insegurança alimentar em qualquer nível os resultados se mostraram significante, mas em um sentido oposto ao esperado. Para os níveis de insegurança moderada e grave o programa demonstrou sinais de redução da vulnerabilidade alimentar, porém estes resultados foram não significantes do ponto de vista estatístico. Nas áreas rurais, os efeitos do PBF estimados corresponderam ao sinal esperado, mas foram estatisticamente significantes apenas sobre o nível de insegurança alimentar grave. De modo geral, os resultados indicam que programa deveria ter uma melhor focalização entre as famílias mais pobres e que se encontram em estado mais severo de insegurança alimentar. Isso pode ser confirmado pelos resultados obtidos em áreas rurais, permitindo inferir a respeito da importância do programa para este público.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente  – VITOR HUGO MIRO COUTO SILVA
Interno – JAIR ANDRADE DE ARAUJO
Externo à Instituição – HENRIQUE DANTAS NEDER – UFU


DISCENTE: JOÃO DA COSTA FILHO

DATA: 28/02/2019

HORA: 15:00

LOCAL: Departamento de Economia Agrícola SALA 03

TÍTULO:Efeitos da instabilidade pluviométrica sobre a previsão da produção de lavouras de sequeiro em áreas sujeitas à desertificação (ASD) no semiárido do estado do Ceará: casos de Irauçuba e Tauá.

PALAVRAS-CHAVES:Instabilidade Pluviométrica. Desertificação.Semiárido Cearense. Lavouras de Sequeiro. Agricultura Familiar.

PÁGINAS: 85

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO:

A degradacao dos recursos naturais com impactos ambientais nao e um fato recente. Desde periodos mais remotos da historia da humanidade que o meio ambiente passa por processos de destruicao, o que so tem se intensificado ao longo do tempo. Essa agressao a natureza desencadeia varios danos aos recursos naturais, dentre outros, no fenomeno da “desertificacao”. No semiarido brasileiro, o fenomeno e bastante evidente em algumas areas. Outra caracteristica bem peculiar desse ecossistema e a instabilidade pluviometrica que possui relacao direta na producao agricola. A presente pesquisa buscou analisar como esse binomio formado por instabilidade pluviometrica e desertificacao influencia na producao das lavouras de feijao, mandioca e milho, cultivadas em regime de “sequeiro” nos municipios de Iraucuba e Taua. Esses municipios estao situados nas Areas Sujeitas a Desertificacao (ASD) no semiarido cearense. O estudo tem como Estabelecer desenhos da distribuicao de chuva anual de Iraucuba, Sobral e Taua, comparativamente ao que acontece no estado do Ceara, avaliar a evolucao de variaveis associadas a producao das lavouras alimentares cultivadas em regime de sequeiro nesses municipios, com os seus respectivos niveis de instabilidades relativas associadas aos regimes pluviometricos, alem de elaborar previsoes na producao dessas culturas agricolas entre 1974 e 2017. Os objetivos especificos da pesquisa sao: A – Desenhar modelos de comportamento de flutuacao das precipitacoes anuais de chuvas dos municipios de Iraucuba e Taua, comparativamente ao que acontece no estado do Ceara no periodo que se estende de 1974 a 2017; B – Avaliar a instabilidade/estabilidade das variaveis bem como as evolucoes das variaveis: area colhida, produtividade, preco medio, producao e valor da producao de feijao, mandioca e milho em cada um dos regimes pluviometricos identificados na pesquisa nos municipios de Iraucuba e Taua no mesmo periodo; C – Desenhar modelos probabilisticos de antevisao das variaveis que sao definidoras da producao de agricultora de sequeiro nas ASD do Semiarido Cearense no periodo sob investigacao;

D – Avaliar o efeito da pluviometria sobre essas previsoes. A pesquisa utiliza dados coletados junto a FUNCEME e ao IBGE, e cobre o periodo de 1974 a 2017. Os procedimentos metodologicos utilizados estao segmentados de acordo com os objetivos especificos a que se propoe. Assim, utilizam-se os coeficientes de variacao (CV) para medir a instabilidade/estabilidade dos diferentes tipos de clima que a pesquisa caracterizara para os municipios selecionados no estudo. Os CV tambem serao utilizados como medidas de instabilidade/estabilidade das produtividades da terra, areas colhidas e precos medios, das lavouras, avaliados dentro de cada um dos regimes pluviometricos que serao identificados na pesquisa. Estimam-se taxas geometricas de crescimento das produtividades da terra; testa-se atraves de variaveis binarias as hipoteses de diferenca entre as medias das chuvas definidas nos modelos de distribuicao criados na pesquisa, bem como das produtividades, das areas colhidas e dos precos medios entre os regimes pluviometricos desenhados no estudo. Na pesquisa se encontram tres tipos de variaveis: endogenas, que estao relacionadas a producaao das lavouras. Estas variaveis existem duas categorias: aquelas que os agricultores exercem algum controle na sua definicao que sao as produtividades da terra e as areas colhidas, e aquela sobre que e definida fora da sua capacidade de definicao, que e o preco medio de cada cultura no municipio. Ha tambem a variavel exogena, a pluviometria, sobre a qual os agricultores nao exercitam qualquer capacidade de antevisao. E ha as variaveis construidas a partir das variaves endogenas. Par fazer previsoes das variaveis endogenas o trabalho utiliza modelos ARIMA desenvolvidos por Box, Jenkins (1976). Para avaliar o impacto das chuvas sobre as previsoes das variaveis ensdogenas a pesquisa utiliza modelo de regresao loglinear em que avalia as chuvas impactando os ruidos gerados nas previsoes ou impactando diretamente as previsoes. Os resultados mostraram enormes instabilidades pluviometricas nos tres municipios. Mostra que ha diferencas expressivas entre os regimes pluviometricos criados para cada municipio vis a vis os municipios. A pesquisa tambem mostra que as instabilidades nas variaveis endogenas sao maiores nos regimes de estiagem, tal como definidos e estimados na pesquisa. Os ajustamentos das previsoes se mostraram estatisticamente bons, e a pesquisa comprova a hipoteses central do estudo de que as instabilidades pluviometricas observadas em cada municipio praticamente inviablizam as previsoes para fazer planejamento do cultivo das lavouras de sequeiro estudas nas ASD investigadas.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – JOSE DE JESUS SOUSA LEMOS
Interno –  JOSE NEWTON PIRES REIS
Externo à Instituição – ESPEDITO CEZÁRIO MARTINS – EMBRAPA


DISCENTE: LUCIANE DOS SANTOS JÁCOME

DATA: 26/02/2019

HORA: 14:00

LOCAL: Sala de videoconferência do Centro de Ciências Agrárias

TÍTULO:Programa Bolsa Família: análise sobre o Mercado de Trabalho Secundário e Geração “nem-nem” nas áreas urbanas e rurais do Brasil.

 

PALAVRAS-CHAVES:Probit Bivariado. Bolsa Família Variável Jovem.“Nem-nem”.Mercado Secundário.Efeitos Marginais.

PÁGINAS: 57

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

RESUMO: Esta dissertação buscou verificar os efeitos do Programa Bolsa Família sobre o Mercado de Trabalho Secundário Brasileiro e a tomada de decisão dos Jovens entre 16 e 17 anos. Assim, para atender ao primeiro objetivo, será investigado se os beneficiários do programa buscam uma segunda ocupação devido a diminuição na oferta de trabalho, decorrente da condicionalidade referente a frequência escolar, já que pode haver um efeito-substituição, ou seja, um impacto negativo na renda familiar. Para o segundo, será analisado a probabilidade de os jovens pertencentes a famílias que recebem a expansão do programa, o Benefício Vinculado ao Jovem, estarem estudando e/ou no mercado de trabalho ou nenhuma destas categorias. Para isso, usou-se os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do ano de 2016 e um modelo econométrico, Probit Bivariado e, também, analisou-se os efeitos marginais. Os resultados mostram que a renda do trabalho principal causa um impacto próximo de zero a probabilidade do trabalhador receber o bolsa família e ter um segundo emprego, mas o fato de ter um emprego formal, diminui as chances dele receber o bolsa família e procurar um segundo emprego. Indivíduos que têm superior incompleto, aumentam as chances de receber o bolsa família e ter um segundo emprego, enquanto os que têm fundamental completo diminuem. Em média, trabalhadores que têm um segundo emprego, estão em sua maioria, na área rural, mostrando, também, terem maiores rendas per capitas. Os resultados, ainda indicam que famílias beneficiadas pelo PBF causam um aumento no jovem ser “nem-nem”, ou seja, causa um “efeito desincentivo” nos jovens. Chefes de família com maiores escolaridades, aumentam as chances do jovem rurais não estudar e nem trabalhar, enquanto as chances para os jovens urbanos diminuem. Em média, as famílias de jovens rurais têm menos empregos formais, porém são os mais beneficiados pelo PBF e que possuem maiores rendas per capitas.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente –  EDWARD MARTINS COSTA
Interno – AHMAD SAEED KHAN – UFC
Externo à Instituição – DANIELLA MEDEIROS CAVALCANTI – UFRN


DISCENTE: RÔMULO EUFROSINO DE ALENCAR RODRIGUES

DATA: 18/02/2019

HORA: 16:00

LOCAL: departamento de economia agricola, sala 01

TÍTULO:Efeitos das construção de Parques eólicos e seus efeitos sobre indicadores econômicos e fiscais municipais

PALAVRAS-CHAVES:Energia Eólica. Parques Eólicos. Diferença em Diferença.PSM.

PÁGINAS: 32

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Economia

SUBÁREA: Economia do Bem-Estar Social

RESUMO:

As fontes de energia ao logo da história têm um papel importante no crescimento econômico dos países, sendo fonte indispensável para a garantia do bem-estar populacional. Nos últimos anos, devido a inevitável escassez futura das energias não renováveis e os impactos destas sobre o ambiente, as fontes de energia alternativas vem ganhando destaque na matriz energética mundial, em especial, a energia eólica. No Brasil, a partir de 2011, houve a consolidação da indústria eólica nacional, ao qual, a energia eólica contribui atualmente 7,7% na matriz elétrica brasileira. Nesse sentido, a implantação dos parques eólicos geram além de maior capacidade energética, externalidades voltadas ao desenvolvimento industrial interno e para exportação de equipamentos, emprego e consequentemente renda, em nível regional e local, antes, durante e após a implantação do projeto. Diante do exposto, será utilizado o método de Diferença em Diferença com Propensity Score Matching para a identificação do impacto econômico causado após implantação dos parques eólicos nos municípios brasileiro como um todo e o impacto no meio rural. Especificamente, será buscado efeitos sobre os indicadores econômicos da renda do município, renda agropecuária, população economicamente ativa e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – EDWARD MARTINS COSTA
Interno – JOSE NEWTON PIRES REIS
Externo ao Programa  – GUILHERME DINIZ IRFFI
Externo à Instituição – MARCOS FALCÃO GONÇALVES – BNB


A Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Economia Rural, convida a todos os interessados, para Defesas de Dissertações que ocorrerão conforme o calendário a seguir:

DISCENTE: MATHEUS OLIVEIRA DE ALENCAR

DATA: 18/02/2019

HORA: 10:00

LOCAL: Sala de videoconferência do Centro de Ciências Agrárias

TÍTULO: Elasticidade emprego do crescimento econômico na América Latina e desigualdade salarial no Brasil

RESUMO:

Esta dissertação é composta por dois estudos aplicados ao mercado de trabalho. O primeiro, intitulado “Condicionantes da Elasticidade Emprego do Crescimento Econômico nos Países da América Latina”, buscou encontrar os condicionantes estruturais da elasticidade do emprego nos países da latino-americanos no período de 1992 a 2012. O método de análise empregado foi o de regressões múltipla com dados em painel. Quanto aos dados utilizados, são provenientes das bases estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Banco Mundial e da Penn World Tables (PWT). Sendo assim, para explicar o comportamento da elasticidade do emprego nos países latino-americanos, aplicou-se, como controle, no modelo de análise, variáveis macroeconômicas, de estrutura do mercado de trabalho e características demográficas. Confirmou-se que as instabilidades econômicas afetam diretamente o potencial de geração de empregos do país. Pôde-se notar também a influência positiva da participação dos trabalhadores no setor agropecuário. No aspecto demográfico, verificou-se o efeito negativo da taxa de urbanização, bem como efeito positivo do índice de capital humano da população, indicando a importância desta variável para a geração de empregos nas economias da América Latina. Já o segundo capítulo, intitulado “Condicionantes da Desigualdade Salarial nos Municípios Brasileiros”, buscou evidenciar condicionantes da desigualdade salarial nos municípios brasileiros entre 2007 e 2016. Para alcançar esse objetivo, recorreu-se a variáveis municipais calculadas por meio dos microdados da RAIS/MTE. Como método de análise, neste capítulo, também se fez o uso de regressões múltipla com dados em painel. As principais hipóteses do estudo foram confirmadas, uma vez que se verificou, no Brasil, uma relação positiva entre desigualdade salarial e o tamanho do município, isto é, municípios maiores, em termos populacionais, tendem a exibir maiores níveis de desigualdade. A mesma relação foi observada com o valor do salário médio do município. Também pôde-se confirmar a influência favorável à desigualdade salarial nos municípios brasileiros de fatores como as proporções de trabalhadores no setor financeiro, no setor público, no setor agropecuário e daqueles com nível superior. Além disso, constatou-se que o aumento da participação feminina no mercado de trabalho contribui com a redução da desigualdade salarial.

MEMBROS DA BANCA:

Presidente – JAIR ANDRADE DE ARAUJO
Interno – AHMAD SAEED KHAN – UFC
Externo à Instituição – CELINA SANTOS DE OLIVEIRA – UFPB
Externo à Instituição – WELLINGTON RIBEIRO JUSTO – URCA


A Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Economia Rural, convida a todos os interessados, para Defesas de Dissertações que ocorrerão conforme o calendário a seguir:

DISCENTE: ERIVELTON DE SOUZA NUNES

DATA: 29/01/2019

HORA: 09:00

LOCAL: Departamento de Economia Agrícola

TÍTULO: Ensaios sobre as exportações brasileiras de mamão

RESUMO:

Em face da importância nutritiva e econômica do mamão brasileiro, a presente dissertação tem como objetivo analisar o desempenho das exportações brasileiras de desse fruto, sendo composta por dois capítulos. O primeiro, intitula-se “Integração espacial dos preços de exportação do mamão brasileiro sob a ótica dos custos de transação no período de 2001 a 2017”, se propôs a analisar o processo de integração espacial entre os principais mercados brasileiros exportadores do mamão, representados pelos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia e Paraíba, considerando os custos de transação. Os procedimentos metodológicos aplicados consistiram no Modelo de Correção de Erro Vetorial (VEC) e Modelo de Correção de Erro Vetorial com Threshold (TVEC), sendo consideradas as séries mensais de preços dessa commodity referentes ao período de janeiro de 2001 a dezembro de 2016. Os resultados obtidos indicam que existe cointegração entre esses mercados e apontam para a existência de custos de transação no processo de transmissão de preços, quando consideradas as relações entre os mercados do Espírito Santo e Rio Grande do Norte e Espírito Santo e Paraíba. O segundo capítulo tem como título “Determinantes das exportações brasileiras de mamão à luz do modelo gravitacional”, que teve como intuito analisar os determinantes das exportações brasileiras de mamão, considerando países da Europa, da América do Sul e América do Norte que representam quase 98% do total de exportações do referido fruto entre 2001 e 2016. Para tanto, aplicou-se o modelo gravitacional, que perpassa pela aplicação da metodologia de dados em painel, e consideraram-se como variáveis as rendas per capita do Brasil e dos países importadores, distancia, distancia, taxa de cambio, Índice de Liberdade de Negócios, preços internacionais e variáveis binárias que correspondem ao bloco econômico ao qual faz o país importador faz parte, e a presença de litoral. Os resultados mostraram que as exportações do mamão brasileiro são explicadas diretamente pelo produto dos tamanhos econômicos do Brasil e de seus parceiros comerciais e inversamente proporcional a distância que os separam. Destaca-se, ainda, a relação direta desse fluxo comercial com os preços internacionais, e inversa com a taxa de cambio. Ademais, evidenciam-se os impactos negativos de países do MERCOSUL e do NAFTA sobre as exportações o mamão brasileiro.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente –  AHMAD SAEED KHAN – UFC
Interno – FRANCISCO JOSE SILVA TABOSA – UFC
Externo à Instituição – NAGILANE PARENTE DAMASCENO – URCA

Acessar Ir para o topo